A região Caucásia ainda é raramente visitada por turistas e mochileiros. Talvez seja isso que a torne tão especial. É um lugar bem acessível, não longe da Europa, porém muito diferente e cheio de surpresas - foi a recepção mais surpreendente e agradável de aeroporto que já tive ao entrar em um novo país.
Bem-vindo à Geórgia - Chegada no Aeroporto de Tbilisi
O Aeroporto de Tbilisi fica localizado à 17km (11 milhas) do centro da cidade. É bem moderno, finalizado há poucos anos e não tem nada de especial, exceto por uma interessante e agradável coisa.
Geralmente quando você passa pela imigração você se depara com agentes de segurança bem sérios e com olhares sombrios, te tratam quase como se fosse um criminoso entrando o país deles com intenção de explodir tudo.
Porém na Geórgia você não é recebido apenas com um sorriso, junto com o carimbo no seu passaporte você receberá uma garrafinha de vinho georgiano como presente. (Pelo menos quando eu fui todos os turistas receberam).
Uma grande surpresa e boa primeira impressão. Agora com seu vinho em mãos, você pode se preparar para deixar o aeroporto e escolher o meio de transporte para chegar ao centro da cidade. No caminho você também pode trocar seu dinheiro para o Lari Georgiano. No momento, 1 EUR = 2.53 GEL, 1 US dollar = 1.31 GEL e 1 Real = 0.66 GEL.
É melhor trocar o dinheiro nas casas de câmbio, tem muitas delas por todo o lado em Tbilisi. A conversão na cidade é melhor que no aeroporto. Cheguei em Tbilisi às 4h00 e o único transporte disponível era o taxi. Durante o dia tem ônibus e trens bem baratos (0.50 GEL). Taxis custam por volta de 30 GEL (12 EUR/ 13 USD / 45 Reais). Quando os taxistas percebem que você é turista eles cobrarão mais caro, então não esqueça de barganhar. A jornada dura por volta de 20 mins.
Resumindo, os primeiros minutos na Geórgia foram incríveis. Aeroporto novo, funcionários amigáveis e o presentinho dos oficiais na imigração me animaram muito. Porém, assim que entrei no taxi minha alegria foi sufocada um pouco pelo desagradável cheiro de cigarro. A Geórgia é um paraíso para fumantes, é permitido fumar em quase todo lugar, incluindo restaurantes e transporte público.
Dirigindo por Tbilisi - O contraste entre o velho e o novo
Depois de alguns minutos dirigindo pelo centro da cidade eu fiquei estupefato com a beleza, especialmente de noite. A cidade antiga é toda iluminada em várias cores, até a antena de TV numa encosta ao redor da cidade brilha com cores douradas. Tudo isso te da uma ótima impressão, até que o taxi vira em uma das esquinas nas pequenas e estreitas ruas. O cenário muda completamente, todo a luminosidade se acaba. O carro mal cabe na rua estreita entre os prédios caindo aos pedaços, as ruas sem asfalto fazem tudo parecer meio macabro. Logo pensei: 'Onde estamos?' Este não pode ser o caminho para o hotel. O motorista saiu do taxi e desapareceu na escuridão. Naquele momento vários pensamentos ruins passaram pela minha cabeça, como 'estamos sendo sequestrados ou o que?', mas eu não podia estar mais enganado. O motorista tinha se perdido e saiu pra procurar ajuda. Acabamos descobrindo que estavamos apenas à alguns passo do hotel. Agradecemos o taxista e entramos no hotel. O lugar era bem melhor e mais aconchegante do que parecia do lado de fora.
A turbulenta história explica as condições da capital georgiana. Porém tem um monte de trabalho de renovação acontecendo pela cidade, o que acaba a tornando bonita e encantadora.
É difícil se comunicar lá, pois poucos georgianos falam inglês, mas usando uma linguagem de sinais você acaba se virando. Quando finalmente coloquei minha cabeça no travesseiro, pude finalmente descansar por 3 horas antes que minha aventura pela Geórgia começasse na manha seguinte.
Related Posts
Copying without permission is not allowed. If you wish to use any of the site's content (photos or text) or work with us, please contact us.
We welcome questions, advice, support or criticism. However, spam comments will be removed.