Costa Rica
A Costa Rica é o país mais popular da América Central - especialmente entre os turistas dos Estados Unidos que parecem inundar essa pequena faixa de terra em grandes números. Para nós, como na maioria dos lugares famosos, a Costa Rica criou grandes expectativas. E, como na maioria dos casos, quando as expectativas são altas, esse popular país nos decepcionou um pouco.
Atravessando a fronteira do Panamá, onde visitamos as mais lindas ilhas paradisíacas de todos os tempos e a bela arquitetura na parte histórica da Cidade do Panamá, nos sentimos um pouco desiludidos à primeira vista da Costa Rica.
A maior surpresa foi com relação ao preço da comida e à capital - San Jose - que foi provavelmente a capital mais decepcionante que já visitamos. Extremamente poluída e bagunçada, até mesmo no centro, onde encontramos alguns prédios bonitos. Ouvimos de outros viajantes que não devíamos perder tempo em San Jose e apenas usá-la como base para outras viagens - e devemos concordar com isso!
Não vimos o país inteiro, mas as praias e cidades litorâneas que tivemos a chance de visitar - no Parque Nacional Manuel Antonio e em Puerto Viejo nem chegaram perto das águas cristalinas das ilhas do Panamenhas. A abundância de vida selvagem, no entanto, era muito grande.
Agora, chega de reclamar. No geral, a Costa Rica possui uma das paisagens verdes mais bonitas e exuberantes do mundo. O mais interessante é que a bela paisagem é pontilhada aqui e ali com espetaculares picos vulcânicos - fizemos algumas trilhas pela vila de La Fortuna (que também é uma porta de entrada para outros lugares incríveis, como o rio azul Celeste).
A vida selvagem e a riqueza das florestas tropicais te surpreenderão. É por isso que eu recomendaria a Costa Rica como um destino interessante para aventureiras, e não para praias. Não estou dizendo que a Costa Rica não tem praias bonitas, mas as que vimos no vizinho, Panamá, são muito mais bonitas.
Você deve fazer algumas trilhas em torno de um dos vulcões do país - e eu recomendaria os que são mais remotos (como Arenal, perto de La Fortuna), ao invés do Irazu (uma viagem de um dia de San Jose), que foi tão decepcionante. Embora o vulcão Irazu não fosse nada de especial, a área ao redor era interessante: com o supostamente assombrado Sanatório Duran e a cidade vizinha de Cartago. Você pode visitar todos esses lugares usando um ônibus público de San Jose. E com preços extremamente altos na Costa Rica, iguais ou superiores aos da Europa Ocidental, eu recomendaria pegar o transporte público sempre que possível.
Dê uma olhada abaixo para descobrir mais sobre nossas impressões e experiências na Costa Rica:
Before I had a chance to travel to Costa Rica, while having lunch in Panama's paradise San Blas Islands (it's a must!), we'd met some other amazing backpackers from all over the world who'd done the trip we were going to do the other way around – we were heading from Panama to Costa Rica, they’d just come to Panama from Costa Rica. And all of them shared the same opinion: Costa Rica is a great place to visit with the exception of its capital city: San Jose.
Usually, we get quite different impressions from what is generally thought of a place we're visiting, and San Jose, being the central gateway for other destinations in such a popular country as Costa Rica couldn't be so bad after all – we had thought. As it turned out, the opinions were closer to the truth than we had expected.