A Ilha Achill, a maior ilha da Irlanda, fica na parte ocidental do país, no condado de Mayo. Não fica longe da Connemara, o famoso Parque Nacional, muito famoso e bonito, e a 200 km (125 milhas) ao norte da atração mais popular da Ilha Esmeralda - as Falésias de Moher. A Ilha Achill tem muito a oferecer: a beleza natural com uma costa linda, imponentes picos montanhosos e, na minha opinião, a praia mais espetacular da Irlanda - Baía de Keem. No entanto, surpreendentemente, por algum motivo (assim como as magníficas Ilhas Skellig e a Montanha Benbulben), a Ilha Achill é praticamente desconhecida pelos visitantes. Geralmente não aparece nos guias turísticos da Irlanda e não há passeios disponíveis de Dublin (embora os passeios incluam a vizinha Connemara). Descobri o lugar por coincidência enquanto navegava pelas fotos no Google Maps e decidi que é um lugar que valia a pena visitar! Eu não estava errado! Para mim, a lha Achill foi definitivamente um dos pontos mais espetaculares da Irlanda!
Como chegar à Ilha Achill
Considerando que não há passeios diários de Dublin para a Ilha Achill, você precisará de pelo menos um fim de semana para poder visitá-la tranquilamente e aproveitar melhor. A maneira mais fácil de chegar à Achill a partir de Dublin é dirigindo, a estrada é direta do leste ao oeste e a viagem leva cerca de 4 horas. Se você dirige, visite também a vizinha Connemara no caminho!
Se você não tem carro, é possível chegar à Ilha Achill usando o transporte público, mas isso levará algum tempo e esforço. Primeiro, você precisa ir para Westport ou Castlebar e de lá pegar um outro ônibus para a Ilha Achill. Se você quer ter mais liberdade e adora pedalar, alugue uma bicicleta em Westport, se o tempo estiver bom, seria uma ótima opção, pois Achill é muito grande. Para informações e horários de ônibus, visite o Bus Eirann aqui. Na lista, escolha Westport e, em seguida, você poderá procurar informações adicionais sobre os serviços locais na Ilha Achill.
Visitando a Ilha Achill
Tive a sorte de ter organizado uma viagem com alguns dos meus amigos. Alugamos um carro e o custo de toda a viagem, por pessoa, era bem pequeno. Começamos de manhã cedo e depois de cerca de 3 horas chegamos à Ilha Achill.
O interessante é que você nem notará quando estiver na Ilha Achill, pois a ilha está conectada ao continente por uma ponte curta, e parece que você está apenas atravessando um rio.
Era início de abril e, embora o clima na Irlanda possa ser caprichoso, tivemos muita sorte. Em Dublin, a chuva caía o dia inteiro, enquanto em Achill não havia sequer uma nuvem no céu. Cerejeiras e outras flores haviam acabado de acordar de um sono do inverno e tornavam a paisagem tão colorida.
Montanhas áridas estavam lentamente ficando mais verdes e muitas ovelhas podiam ser vistas no caminho. A paisagem montanhosa era de outro mundo, coberta de manchas amarelo-púrpura graças aos arbustos de urze e tojo.
A Praia de Keel
Nossa primeira parada na Ilha Achill foi na praia de Keel. Em primeiro lugar, pensei que Keel era a baía tropical de Keem que eu tinha visto no Google Maps e queria tanto ver, no entanto, a praia de Keel era realmente longa e plana, não cercada pelos penhascos. Perguntei a uma habitante local e ela disse que baía de Keem ficava logo atrás da colina e tinha esse visual exótico extraordinário.
A praia de Keel é perfeito para surfar. Há um clube por perto e vimos muitas pessoas surfando lá. Se você estiver interessado, visite o site de Turismo da Ilha Achill aqui.
A Baía de Keem
A baía de Keem é onde são as fotos de cartões postais da Ilha Achill. Vale a pena parar na colina antes de descer até a praia e admirar a vista de cima. Você sentirá como se tivesse sido transferido para algum país exótico. A forma da praia lembra uma das praias mais famosas da Europa - Praia dos Náufragos em Zaquintos, Grécia. No entanto, as cores são diferentes, é mais verde em contraste com as águas azuis da Praia dos Náufragos.
A cor da areia é bastante incomum para a Irlanda - muito dourada e a água é perfeitamente clara. Tudo isso cria o belo tom verde turquesa da praia. É uma das cores mais claras e impressionantes do mar na Irlanda (a outra que vi foi em Ilha da Abadia, no Anel de Kerry, também vou escrever sobre isso no futuro).
A praia de Keem é do jeito que eu gosto, tranquila, pacífica, selvagem, sem hotéis e resorts por perto. É no meio do nada e é simplesmente espetacular. As falésias e colinas ao redor protegem a praia do vento e criam um microclima especial, tornando-a muito mais quente. Em abril, na Irlanda, conseguimos deitar na areia usando apenas camisetas! Minha praia favorita na Irlanda, sem sombra de dúvida.
Posts Relacionados
Copiar o conteúdo sem permissão é proibido. Se você deseja usar qualquer informação do site (fotos ou texto) ou trabalhar conosco, por favor entre em contato aqui.
Ficaremos felizes em responder perguntas, dar conselhos e apoio ou até mesmo responder à críticas. No entanto, os comentários de spam serão removidos.